Livro: As 25 Leis Bíblicas do Sucesso

Autor: William Douglas e Rubens Teixeira

Editora: Sextante

 

Olá pessoal,

Faz muito tempo que não compartilho algumas leituras que fiz aqui, por isso escolhi fazer essa postagem hoje e procurei muitos títulos interessantes e no final escolhi esse livro por ser uma leitura que além de motivadora também desperta para uma visão da Bíblia que poucos levam em consideração, pois “ao contrário do que se imagina ela não trata apenas de religião, mas também de valores fundamentais para se construir uma base sólida para a vida profissional”.

Todo mundo quer ser bem sucedido nas mais diversas áreas da vida: familiar, sentimental, saúde… e na vida financeira e profissional não é diferente. Só não imaginamos que todas as respostas e todas as orientações para alcançarmos esse objetivo podemos encontrar no livro mais antigo do mundo e que consegue ser o mais atual ao mesmo tempo que é a Bíblia.

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; por que então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” Josué 1: 8

Eis o segredo que poucas pessoas valorizam…

Antes de falar sobre as 25 leis bíblicas os autores alertam sobre “os pecados capitais” na busca do sucesso que são a pressa, a avareza, a falta de prazer no trabalho, a ira contra a riqueza, inveja e cobiça, preguiça e orgulho. Não devemos cair nessa tentação.

Resumindo: Devemos ser pacientes pois a pressa tira a nossa serenidade, atrapalha nosso raciocínio e nos faz tomar decisões ruins. Temos que deixar a pressa de lado e fazer nosso trabalho de forma excelente, diferenciada e com prazer pois, quem sente prazer ao trabalhar rende muito mais. Cuidar do que é meu e não dos outros e ser humilde.

 As 25 Leis Bíblicas do Sucesso

  • Leis da Sabedoria (oportunidade, sabedoria, visão, foco e planejamento);
  • Leis do Trabalho ( trabalho, coragem, resiliência, alegria e recarga);
  • Leis da Integridade ( autocontratação, honestidade, nome, farelo e autocontrole);
  • Leis do Relacionamento ( amor, acordo, utilidade, aconselhamento e liderança);
  • Leis da Evolução Pessoal ( gratidão, generosidade, contentamento, empregabilidade e semeadura).

Obviamente não falarei de todas e sim daquelas que mais chamaram a minha atenção com algumas citações.

Lei da Oportunidade: Todos terão oportunidades para mudar de vida, o sol vem para justos e injustos e cabe a nós estarmos preparados para aproveitar e o livro de Eclesiastes fala muito sobre isso.

Lei da Sabedoria: saber o que fazer, quando, como, onde e porque. Buscar aprendizado, ter disposição e humildade para adquirir conhecimento através de estudo, leitura, experiências, treinamentos e orientações (professores, amigos…). Nossas decisões definem nosso destino. Devemos trabalhar com inteligência e habilidade.

“Você conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis” Provérbios 2:29

Lei da Visão:  ter clareza sobre o que desejamos para a nossa vida. O que a pessoa imagina assim ela é. Se tem pensamentos pequenos será uma pessoa pequena e se tem pensamentos grandes será grande. Então pense grande…

“Porque, como imaginou no seu coração, assim ele é” Provérbios 23:7

Lei do Foco: quando pensamos em coisas boas, estas coisas acontecem porém os pensamentos sozinhos não mudam a realidade, é necessário ação, sacrifício e persistência. Quando a Bíblia recomenda buscar as coisas que são de cima, está dizendo para procurar objetivos elevados.

“Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” Filipenses 4:8

Lei do Trabalho: para que o trabalho frutifique tem que acreditar em você e trabalhar com muita dedicação e persistência pois só vence quem não esmorece.

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo o Senhor” Colossenses 3: 23-24

Lei da Resiliência: capacidade de enfrentar as adversidades e resistir à pressão.

” A adversidade tem o efeito de despertar talentos, os quais, em circunstâncias favoráveis, permaneceriam adormecidos” Horácio

Lei do Farelo: andar com pessoas que sirvam de modelo pois suas companhias vão influenciar no seu comportamento, na sua integridade e na imagem que as pessoas terão de você. Essa aqui é a verdade mais verdadeira de todas… antes eu achava que não era bem assim  só que mais uma vez a palavra de Deus está certa.

” Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.” 1 Coríntios 15:33

Lei do Amor: fazer o bem aos que fazem mal dá certo. Fazer aos outros apenas aquilo que desejaríamos que os outros nos fizessem, se estivessem em nossa situação é a regra de ouro. Mas sabemos o quanto é difícil, existem pessoas bem difíceis de amar (falo muito isso em minhas conversas com Deus) porém temos o exemplo de Jesus para nos ensinar e temos que nos esforçar e seguir o exemplo. Já pensou todo mundo seguindo essas leis… 🙂

” Quando tratamos bem quem nos faz mal, não lhe damos muita alternativa: ou essa pessoa muda de comportamento ou fica contra a parede, sem ter como nos atacar, pelo menos diante dos outros, por conta da atitude benigna e não belicosa que adotamos. “

Lei do Aconselhamento: procurar aprender com quem sabe mais que você. Capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões (feedback positivo e negativo).

“É preciso coragem e humildade para perguntar o que as pessoas acham de nós e devemos ter maturidade para não nos ofendermos com as opiniões contrárias, ser flexíveis e nos esforçar para mudar o que for necessário.”

Lei da Liderança: devemos aprender a liderar nós mesmos primeiro. Não devemos tentar mudar os outros e sim nós mesmos. Devemos preferir dar honra aos outros mais do que a si próprios e respeitar mesmo nas situações adversas.

“Liderança é influência e não posição.” John Maxwell

Lei da Generosidade: não se apegar ao que tem e não se incomodar com o que os outros têm. Disposição a dar o que possui quando percebe que outro está precisando.

” Você nunca conseguirá prever como será beneficiado pelo bem que faz, mas que isso vai acontecer não há qualquer dúvida. “

Por fim os autores falam que o maior sucesso é entender os paradigmas revolucionários de Jesus e seu Reino. As ideias de Jesus foram consideradas loucura para muitos e incomodam bastante pois é um conceito que o mundo não da valor.

” O cristianismo não fez de nós homens perfeitos, nem o que deveríamos ser, mas nos fez muito menos ruins do que seríamos sem ele.”

Fica aí mais uma dica de leitura… fico imaginando se todas essas leis fossem colocadas em prática… começo olhando pra mim… quão maravilhoso e quão melhor seriam as relações e quantas pessoas bem sucedidas.

Espero que tenham gostado e que tenha despertado interesse em vocês…

Beijinhos e que Deus nos abençoe sempre

Taty Guimarães

Caso queira adquirir o livro clique aqui.

Comments

comments