Oi gente,

Depois de um final de semana em Brasília com a experiência de viajar com criança foi a vez do fim de semana do Dia dos Pais e suas surpresas.

Dessa vez foi uma viagem mais família e que também tem suas particularidades. Temos que escolher atividades apropriadas para todas as idades, mais um desafio 🙂

O destino escolhido foi Barreirinhas que fica a aproximadamente 254km de São Luís e cuja duração da viagem de carro varia de 3h30 – 5h dependendo do trânsito.

map-barreirinhas

Saímos de São Luís no sábado dia 13 de agosto por volta de 5h30 da manhã e chegamos às 9h em Barreirinhas a tempo de pegar o passeio de lancha pelo Rio Preguiças.

Hospedagem

Meu irmão ficou responsável pela hospedagem, ficamos no Gran Solare Lençóis Maranhenses Resort.  As duas vezes em que estive na cidade fiquei hospedada nele porque realmente é o melhor. A localização dele é um pouco distante do centro mas, a estrutura é completa e acaba compensando pois tem café da manhã, almoço a la carte e a noite funciona uma pizzaria perto do Rio caso não esteja a fim de dirigir até o centro.

img_20160814_094837216_hdr

Gran Solare Lençóis Maranhenses

Jantar na Pizzaria do Hotel

Se quiser ficar no centro perto dos restaurantes existem várias pousadas bem legais e com preços de diárias que variam de R$99,00 a R$ 300,00. Dentre as mais bem avaliadas estão a Pousada Paraíso dos Lençóis e a Pousada do Rio, vejam mais informações aqui.

Passeios

O preço dos passeios varia entre R$40,00 a R$100,00. Existem 2 passeios que são os mais tradicionais para serem feitos em Barreirinhas que são:

• Passeio de lancha pelo Rio Preguiças e;
  • Passeio para os famosos Lençóis Maranhenses.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Eu já estive em Barreirinhas uns anos atrás e fiz ambos passeios que são incríveis porém, nessa viagem atual não tinha como fazer o passeio dos Lençóis por ser um pouco cansativo para crianças e pessoas mais velhas. Primeiro que o trajeto de carro 4X4 até as dunas é um pouco desconfortável, sacode muito. Segundo que temos que andar muito pelas dunas e às vezes com um solzinho na cabeça para conhecer as lagoas e admirar o pôr do sol.

lencois16

Lagoa nos Lençóis Maranhenses alguns aninhos atrás kkk

lencois23

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Eu achei os Lençóis Maranhenses e aquelas lagoas cristalinas uma beleza incrível, vale muito a pena ir. E o pôr do sol então…mais lindo que já vi na vida. Contudo, é um caso a pensar se tiver com crianças muito pequenas ou pessoas mais velhas.

lencois24

Passeio de lancha pelo Rio Preguiças

Esse passeio é mais indicado para quem está com família como foi o nosso caso. O passeio pode variar de R$40,00 a R$70,00 por pessoa. No caso do Gran Solare a lancha vai pegar no pier do hotel e sai por volta de 9h da manhã.

img_20160813_093443149_hdr

Pier Hotel Gran Solare aguardando a lancha 🙂

Família na lancha pronta para o passeio kkkk

O passeio de lancha possui 3 paradas estratégicas. A primeira em Vassouras: lá você vai encontrar os pequenos lençóis, praia e pode alimentar uns macaquinhos que ficam por lá… essa parte as crianças gostam demais (os adultos tbem kkk).

img-20160828-wa0008

A segunda parada foi na Praia de Caburé já para almoçar. Lá também é possível fazer passeio de quadriciclo (R$40,00) e andar pela praia inteira. Esse valor da direito a andar meia hora. Dica: Levar dinheiro pois o sinal lá é bem difícil e quase nenhum lugar passa cartão de crédito 😉

img-20160828-wa0006

A terceira parada é no Farol de Mandacaru ou Farol Preguiças. Não paga nada para entrar nele, você sobe mais de 100 degraus e é presenteado com uma vista linda lá do alto. Perto do farol tem várias lojinhas de artesanato e que foram minha salvação, minha sandália arrebentou bem na entrada do farol kkkk tive que comprar uma ali mesmo e no dinheiro viu… não passava cartão, segundo a vendedora só se levasse a máquina lá para  alto do farol e olhe lá kkk

Farol de Mandacaru

img-20160828-wa0007

Cauãzinho (meu sobrinho) só aproveitando… passeio bem tranquilo

Depois do passeio retornamos para o hotel no fim da tarde e jantamos na pizzaria do hotel mesmo.

Além desses passeios mais tradicionais existem outras atividades para fazer se você tiver interesse e tempo como por exemplo:

• Caiaque e canoagem;
  • Surf, windsurf e kitesurf;
  • Stand Up Paddle e outros que você encontra nas agências de turismo.

Alimentação

Sábado foi dia de passeio e domingo foi dia de almoço especial para os pais mas, antes aproveitamos um pouquinho na piscina do hotel. Na realidade Cauã aproveitou por todo mundo kkk

O restaurante escolhido foi A Canoa, muito bem avaliado no TripAdvisor. Fica localizado no centro da cidade na avenida Beira Rio (os restaurantes ficam concentrados nesta avenida).

O ambiente em bem agradável e tem opção no primeiro andar bem de frente para o rio e com algumas lojas de artesanato também. Atendimento também não deixou nada a desejar.img_20160814_132727304_hdr

O cardápio bem variado com opções para todos os gostos desde carnes, aves, frutos do mar, massa e pizza. O preço é que poderia ser melhor mas, enfim… cidade turística é assim mesmo e a comida realmente é muito boa, vale a pena.

img_20160814_133020284_hdr img_20160814_133010725_hdr

Senti falta de um menu kids por causa do meu sobrinho. Nossos pedidos foram uma carne de sol, um file de peixe na chapa e um frango bistrot para Cauã pois não sabíamos a quantidade de comida que viria. Depois constatamos que dava tranquilamente apenas 2 pratos pois as porções que no cardápio indicavam para 2 pessoas dava para 3.

Filé de peixe grelhado na chapa com acompanhamento de arroz de cuxá, farofa e vinagrete

Carne de sol “A Canoa” de Alcatra acompanhada de queijo, arroz a grega, feijão, vinagrete e farofa

Filé de Frango Le  Bistrot / Prato do Cauã…que não é kids kkk

Todos os pratos estavam uma DE-LÍ-CIAAAA… Realmente comida muito boa e que valeu muito a pena. Ficamos extremamente satisfeitos. Lembrando que dava pra pedir só 2 pratos pois as porções e acompanhamentos são bem considerados.

Depois desse almoço maravilhoso retornamos para o hotel para descansar um pouco e por volta de 16h-17h pegamos estrada para retornar para São Luís /chegamos entre 20h e 21h pois pegamos engarrafamento 🙁

Outras opções de restaurantes são: O Bambu, Porto Preguiças e Barlavento. Detalhes no link acima do Tripadvisor.

E foi assim nosso fim de semana vapt vupt em Barreirinhas. Mais detalhes vocês encontram nos links que deixei na postagem. Espero que tenham gostado das dicas… Até a proxima….

Beijinhos e que Deus nos abençoe