Oi gente,

Hoje finalizamos nossa viagem inesquecível para Israel ja com muita saudade e vontade de voltar porque uma semana foi muuito pouco para desfrutar de todas as maravilhas desse país.

Dia 6: Old Jaffa/ Tel Aviv

Iniciamos nosso dia com um café no hotel com as guloseimas que compramos ontem a noite no mercado e começamos nossa caminhada até o Carmel Market só pra constatar que estava fechado e depois seguimos para um bairro chamado Neve Tzedek.

Neve Tsedek foi o primeiro bairro judeu fora de Jaffa, por muito tempo foi considerado um distrito moderno e elegante mas, quando Tel Aviv começou a se desenvolver o local ficou um pouco abandonado, chegaram ate pensar em demolir algumas casas só que mudaram de ideia e resolveram preservar. Hoje é considerado um bairro bem charmoso com suas ruas estreitas, cheias de estúdios de artistas, lojas de moda, cafés modernos… bem histórica mesmo, vale muito a pena uma passadinha por lá.

Depois passamos por uma praça até chegar em uma velha estação de trem chamada Hatachana que foi revitalizada e que neste dia (sábado) estava acontecendo uma feirinha por lá super interessante.

Hatachana, antigo vagão.

No local tem lojas de roupas, de cosméticos, utensílios para casa e muitos restaurantes e cafés. Nesse dia tinha brinquedos para crianças e um artista fazendo atividades e brincadeiras. Tinha bancas de locais vendendo bijuterias e outras coisas… gostei muito.

Seguimos a caminhada por Jaffa Beach até chegar em Old Jaffa, onde fica o Porto de Jaffa, parte mais antiga e histórica. Hoje o porto só recebe pequenas embarcações mas, no local funciona um Mercado bem movimentado, cafés, restaurantes, galerias de arte…

Jaffa Beach bem no fundo…

Praia linda e meu modelo também … amoo 🙂

Passamos por um jardim muito lindo e um mirante de onde temos uma das vistas mais lindas de Tel Aviv e do mar mediterrâneo.

Vista de Tel Aviv no fundo

The Clock Tower, Old Jaffa

Ponte dos desejos, dizem que se você fizer um pedido olhando para o horizonte ele se realiza…

Assim que reconhecemos toda a área retornamos para a Hatachana para almoçar num local chamado Vicky Cristina, inicialmente eu achava que era um restaurante porém chegando no local percebemos que eram dois e estava bem lotado mas não demorou muito o atendimento. Detalhe, lá não servia almoço e sim pequenas porções, as famosas tapas, contudo já que estávamos lá e queríamos muito experimentar não demos muita bola pra isso, mas já fica a dica.

Pedimos uma paella acompanhada de uma sangria e a paella estava simplesmente incrível, queria muito pedir bis…

Que delícia de Paella… e olha que não comi o camarão… imagina se pudesse comer tudo…

Voltamos andando para o hotel para descansar um pouco porque caminhamos bastante. A noite saímos para jantar perto do hotel num local que vimos na noite anterior e que parecia um “encontro de food trucks”, espaço bem legal com uma diversidade de comida e preço justo. Gente… tinha de tudoooo, comida italiana, mexicana, israelense, peixe, sobremesas, café, paleolítica…. enfim… um achado incrível.

Exatamente, esse nome aí mesmo kkkk

Nutella tbem.. você vê por aqui…

Queria muito ter experimentado essa “trouxinha” que esqueci o nome e que é feita no vapor…

Pedimos uma focaccia e depois fomos até o Benedict (38 NIS) que ficava na esquina para finalizar com umas panquecas, aproveitar últimos momentos em Tel Aviv.

Benedict… simplesmente ameeei esse lugar….

Que panquecas são essas…. DE LÍ CIAAAA

Dia 6: Masada, Ein Gedi, Mar Morto e Jericó

O último dia foi de tour, nosso café mais uma vez foi de comprinhas que fizemos na noite anterior no mercado ( os pães são incríveis… gente do céu… ) e levamos para comer no ônibus durante o percurso. Nosso foco era só o Mar Morto mas… como o pacote incluía outros locais acabamos conhecendo e aproveitando bem mais.

Iniciamos o tour por Masada, antiga fortaleza, a entrada foi 74 NIS cada para subir de teleférico. Pode fazer a subida a pé por uma trilha também bem cedo para ver o nascer do sol mas… tem que tá com o preparo físico em dias porque não é fácil não.

Alguém encara essa trilha?

Subida de teleférico..

Vista sensacional..

Depois teve uma parada em Ein Gedi, uma reserva onde tem trilhas e banhos de cachoeira mas nesse nós não entramos.

Próxima parada foi no Mar Morto, dessa vez deu tudo certo kkkkk

Genteee, que delícia e que maravilha. Que visual incrível e que sensação engraçada de não afundar de forma alguma. Dentre as orientações principais uma delas é sobre o uso de calçado para que você não corte seu pé nos cristais de sal que ficam ali perto. O tratamento de beleza com a lama também é obrigatório e realmente dá uma sensação diferente na pele de hidratação sei lá… fica bem sedosa e macia.

Saindo do Mar Morto teve uma passada rápida por Jericó, uma das cidades mais antigas do mundo. Destaques para o Monte da Tentação, onde Jesus foi tentado pelo diabo depois do jejum de 40 dias no deserto e a árvore onde Zaqueu subiu para ver Jesus.

Dia extremamente aproveitado ao máximo, gostamos muito e super indicamos o tour.

Na volta pedimos para o motorista do ônibus nos deixar perto do Carmel Market só que já estava no fim e a maioria das barracas fechando, não deu pra aproveitar muito.

Fizemos mais uma troca de hotel e passamos esta noite no Ultra, hotel boutique super charmosinho, falei dos detalhes dele aqui nessa postagem com os gastos da viagem.

Boas Vindas na tv do quarto do hotel… pena que foi só uma noite…

A noite no jantar estava faltando comer um prato típico que era o Shakshuka e fomos em um considerado um dos melhores.

André amooouuu, eu achei um pouco apimentado demais para meu paladar. Shakshuka nada mais é que ovos cozidos dentro de molho de tomate mas esse em específico tinha algumas variações e como não sou muito tolerante a ovo pedimos um com frango. André comeu os ovos e eu o frango que estava com um tempero muito bom. Como acompanhamento tinha um pão delicioso… Como o local só vende um prato o máximo que vocês escolhe é o ponto dos ovos e o grau de pimenta.

Shakshuka

Sobremesa surpresa.. simples e deliciosa

Terminando nosso jantar fizemos mais algumas comprinhas no mercado e de lembranças também. No dia seguinte, segunda , foi dia de voltar para casa. Nosso café foi no hotel mesmo, pegamos um ônibus até a estação de trem e depois o trem até o aeroporto.

Café no Ultra Hotel

Trem até o aeroporto Ben Gurion

Ainda bem que resolvemos ir bem cedo porque as questões de segurança lá realmente são bem demoradas.

Chegamos beeem cedo no aeroporto, esquema de segurança criterioso e bem demorado…

Saímos de Tel Aviv 11h55 em direção a Toronto (10h de duração), ou seja, almoçamos, lanchamos e jantamos no avião porém… quando chegamos em Toronto ainda era 16h55 no horário local.

Oi?

Pois é, a cabeça da gente não entende e não consegue acompanhar o fuso… dessa vez não saímos do aeroporto, ficamos aguardando nosso próximo voo na sala vip mesmo e as 22h40 jantamos novamente e saímos de Toronto rumo ao Brasil.

Assim finalizamos essa viagem incrível e inesquecível… espero que tenham gostado de viajar com a gente e até a próxima.

Beijinhos e que Deus nos abençoe sempre