Oi gente,

No passeio de hoje vamos conhecer um pouco sobre as cidades do Norte de Israel que ficam próximas ao Mar da Galileia que na realidade não é um mar e sim um lago também conhecido como Lago de Tiberíades ou Lago de Genesaré.

Foi nessa região que desenvolveu-se uma parte do ministério de Jesus e onde ocorreram situações famosas na Bíblia como o Sermão da Montanha ou das Bem Aventuranças, milagre da Multiplicação dos Pães e Peixes, Jesus andando nas águas e acalmando a tempestade.

Fechamos o tour pelo site TouristIsrael com antecedência no Brasil, no link do site você encontra todos os detalhes de valores, dias e guias que no nosso caso foi em espanhol (U$$188,00). Eles nos pegaram no hotel em Jerusalém às 6h da manhã.

O passeio iniciou pela cidade de Nazaré, cidade onde Jesus passou a sua infância e onde o anjo Gabriel anunciou para Maria a vinda de Jesus. Nazaré é a maior cidade do distrito norte de Israel e a maioria da sua população hoje em dia é de árabes muçulmanos (tem árabes cristãos em menor parcela).

Basílica da Anunciação

Supostamente um dos aposentos da “casa de Jesus”

Depois de andar um pouco pelas ruas e conhecer o comércio da cidade fomos em direção ao Lago de Tiberíades ou Mar da Galiléia. Grande parte do ministério de Jesus se desenvolveu nessa localidade, foi aqui que alguns apóstolos foram “recrutados” e onde milagres como a caminhada pelo mar e Jesus acalmando a tempestade aconteceram.

Bem próximo fica a cidade de Tabgha onde está localizada a Igreja da Multiplicação dos Pães, local onde acredita-se que aconteceu o milagre em que Jesus multiplicou 5 pães e 2 peixes para alimentar uma multidão de pessoas.

O local que estou apontando é um “mosaico” com uma cesta de pães e um peixe de cada lado simbolizando o milagre que aconteceu nesse local

Placa com dias e horários de funcionamento

Próximo local que visitamos foi Cafarnaum, foi nessa cidade que Jesus estabeleceu sua residência com seus discípulos e iniciou seu ministério por isso é conhecida como “A cidade de Jesus”.

Capharnaum: A cidade de Jesus

 

Em Cafarnaum é onde encontramos também a Casa de Pedro que possui um formato octogonal e foi construída uma igreja na parte de cima. Encontramos a Sinagoga onde Jesus ensinava aos sábados, onde fez o discurso sobre o pão da vida e operou muitos milagres como a cura do criado do centurião e o paralítico que tiveram que descer pelo teto. 

Curiosidade: em 1894 a ordem Franciscana adquiriu o local para manter a sua conservação pois com os estudos arqueológicos feitos na área estavam retirando peças e vendendo no mercado de antiguidades.

Casa de Pedro na parte de baixo e Igreja na parte de cima.

Sinagoga onde Jesus ensinava. Sensação indescritível…

Após conhecer a Sinagoga e a Casa de Pedro chegou a hora do almoço e de conhecer o “Peixe de Pedro” que para quem não sabe, o apóstolo Simão Pedro era pescador.

Restaurante de São Pedro

Peixe de Pedro na versão filé, tinha a opção do peixe inteiro frito, se não me falha a memória foi 70 NIS que dava direito a esse prato e a se servir no buffet quantas vezes quisesse com saladas, molhos, pães e outros acompanhamentos.

Após o almoço chegamos na última parte do tour no Rio Jordão num local chamado Yardenit. Esse local é mais voltado para turistas e muitas pessoas renovam seus batismos porém não é o local exato onde Jesus foi batizado, o local considerado original fica um pouco mais afastado e é um pouco mais difícil o acesso.

O local possui toda uma estrutura para o batismo, disponibilizam roupas (na verdade você paga), vestiários e depois a pessoa recebe até um certificado do batismo.

Dessa forma finalizamos o nosso passeio, foi um dia super produtivo e nesses casos eu indico fortemente que você reserve um tour com guia. Inicialmente iríamos alugar um carro para fazer esse passeio do Norte de Israel mas ainda bem que não fizemos isso, não seria a mesma coisa sem as informações super importantes passadas pelo guia com uma riqueza de detalhes incrível.

Mesmo pesquisando antes e conhecendo a história (digo isso porque faço muuuitas pesquisas antes das nossas viagens) é completamente diferente quando uma pessoa do local conta a história pra você e no nosso caso o guia que estava nos acompanhando era super legal, animado e conhecedor de tudo.

Além disso outro ponto legal do tour em grupos pequenos além da atenção é conhecer pessoas de outros locais, trocar experiências e até fazer amizades… isso mesmo… encontramos brasileiros nesse tour e mantemos o contato até hoje, foi suuuper legal.

Na volta ao invés de deixar no hotel pedimos para o motorista nos deixar próximo a cidade velha em Jerusalém para conhecer um local bem tradicional com a fama de ter o melhor shawarma da cidade chamado Moshiko.

Moshiko localizado próximo a famosa Ben Yehuda St

Shawarma de André 35 NIS… já vou adiantando que ele não deu conta kkkk

Preparando o shawarma de André com quase todos os ingredientes kkkk

Meu pedido foi falafel no pão pita 15 NIS, bem modesto kkk Menor que o de André. Dentro tinha salada, molho e french fries 🙂

Assim finalizamos nosso dia e voltamos para o hotel, simplesmente amamos o tour, aprendemos muito mais sobre a história de cada cidade com uma riqueza de detalhes que vai ficar pra sempre na nossa memória.

Cada dia nos surpreendemos mais com a cidade, é fascinante imaginar que estivemos no mesmo local onde Jesus ensinou e fez tantos milagres, experiência única e indescritível. Vontade de conhecer mais e sensação que não vai dar pra ver tudo… é assim mesmo… depois voltamos.

Espero que tenham curtido esse dia e fica a dica para fazer o tour e visitar o site da empresa.

Beijinhos e que Deus nos abençoe

Taty Guimarães

 

Comments

comments