Oie minha gente,

Vamos continuar com nossa viagem?

Para quem ainda não viu a primeira parte do roteiro em Tel Aviv é só clicar aqui e se quiser ver os gastos com a viagem para Israel só conferir essa postagem aqui.

Como falei na postagem anterior, começamos o segundo dia em Israel com um belo café da manhã em Tel Aviv mas depois pegamos o ônibus em direção a Jerusalém. Fizemos o check out e fomos para a Bus Station, preço do ticket para adulto foi 16 NIS cada (32 NIS total) e a viagem dura cerca de 1 hora, bem rápido.

Assim que chegamos em Jerusalém fomos direto para o hotel Ibis Styles Jerusalém e depois de fazer check in e deixar as malas partimos para Old City, Cidade Velha ou Cidade Antiga que trata-se de uma “cidade” toda murada nomeada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

A cidade é dividida em 4 bairros ( cristão, armênio, judeu e muçulmano) e lá nós encontramos os principais “símbolos” dessas religiões como por exemplo a Basílica do Santo Sepulcro (segundo a tradição é onde Jesus foi crucificado e sepultado) e Via Dolorosa para os cristãos, o Muro das Lamentações (ou Western Wall) para os judeus e o Domo da Rocha e Monte do Templo (sagrado para judeus e cristãos pois foi onde Abraão iria sacrificar Isaque e para os muçulmanos seria o sacrifício de Ismael).

O Monte do Templo também foi o local da construção do Templo de Salomão (1º Templo) e Templo de Herodes (2º templo e que foi destruído pelos romanos 70 d.c o qual só restou o Muro das Lamentações).

Por ser totalmente murada o seu acesso é através de 7 portões (um deles foi fechado). Dentro da cidade velha além desses locais também funciona um gigantesco mercado que se mistura com uma parte da Via Dolorosa.

Assim que entramos percorremos um pouco o mercado e procuramos logo um local para almoçar. De início seria Lina restaurante mas de última hora mudamos para o Amigo Emil que também tinha uma boa avaliação no TripAdvisor 🙂

O restaurante chama atenção pela decoração e pela organização, o atendimento também foi muito bom só que o cardápio não tinha nada “tradicional” então pedi uma salada (35 NIS) e André pediu um peixe (55 NIS) e não gostamos muito, não estava ruim mas também não seria um local que voltaria.

Bateu um arrependimentozinho 🙁 , acho que no Lina seria melhor ou no Abu Shukri, então se você estiver lendo essa postagem e está de passagem comprada pra Israel, quando estiver em Old City lembre dessa dica.

Depois do almoço fomos direto para o Muro das Lamentações deixar os nossos pedidos no muro e pedidos da família e de amigos próximos. O muro em si não fazia parte do Templo, era um muro de contenção que ficava cercando todo o Templo e que foi deixado pelo general romano Tito para que os judeus lembrassem e “lamentassem” essa derrota para Roma.

Só que para os judeus o muro é visto como uma promessa de Deus que sempre teria uma parte do muro de pé como símbolo da sua aliança e a tradição de colocar pedidos nas fendas do muro tem como principal petição a reconstrução do Templo. Além disso esse muro era o que ficava próximo ao “santo dos santos”, mais um motivo da sua importância e de tantas orações.

Obs: é interessante pesquisar um pouco antes sobre a história ou ir acompanhado de um guia que vai explicando cada detalhe pois fica bem mais interessante e cheia de sentido a visita 🙂

Placa com algumas instruções antes de entrar: roupas decentes, não pode entrada de animais, não pode ficar falando em celular por ser local de oração…

O muro é dividido com um lado só para homens (e maior) e um lado para mulheres (e menor). Os homens devem entrar com o kippá na cabeça e este já fica à disposição logo na entrada. Ahh… antes de entrar nós passamos por um raio X de segurança parecido com o de aeroporto.

Assim que saímos do Muro fomos direto para o Jardim do Gethsemane mas já estava fechado (fomos outro dia) então fomos até o Monte das Oliveiras e nesse ponto eu vou ser beeem amiga de vocês por que ninguém me avisou em nenhuma pesquisa da net que eu fiz… a subida é bem puxada, ainda mais que deixamos para fazer no fim da tarde depois de já ter andando um bocadinho por Old City.

Então minha dica é fazer a subida pela manhã e antes do almoço ( e olha que eu comi só uma salada… imagina se não fosse kkkk). Era o plano no roteiro inicial mas, o roteiro vai se adequando durante a viagem. Sempre gosto de fazer para não ficar perdida só que durante a viagem ele sempre sofre alterações 🙂

O importante é que a vista lá de cima vale tooodo esforço, é simplesmente linda e cheia de significado, era um dos locais favoritos de Jesus para ensinar os discípulos e mencionado diversas vezes no Novo Testamento e uma das conversas mais interessantes foi exatamente sobre o fim dos tempos (Mateus 24:3)  mas, também foi rota de fuga para o Rei Davi (2 Samuel 15:30) quando estava fugindo do seu filho Absalão, sabia?

Vista do Monte das Oliveiras no entardecer

Vista para o Domo da Rocha com sua cúpula dourada, dá pra perceber também os muros que cercam Old City e um cemitério judeu com sepulturas de profetas inclusive.

Fizemos amizade com um brasileiro que estava lá no Monte :), ele e a esposa nos fizeram companhia na descida e com a conversa quase não sentimos a demora como foi pra subir. Passamos por dentro de Old City novamente para chegar até o Mamilla Avenue (avenida com várias lojas e restaurantes considerada um “shopping” a céu aberto) a intenção era comer algo por lá mas acabamos só comprando uns lanches para o café no dia seguinte no Roladin Bakery tudo delicioso porém um pouco caro.

Mercado em Old City

Mamilla Avenue

Depois de andar um pouco pelo Mamilla fomos jantar no Jacob’s Pizza que apesar do nome, serve comidas típicas além da pizza só que justamente neste dia não tinha mais a comida que queríamos provar e como já estávamos cansados de andar kkk acabamos comendo a pizza mesmo e achei caro.

Era para ter ido na Torre de Davi, tem um museu e um espetáculo que acontece a noite muito lindo mas não deu tempo e o cansaço bateu, a subida no Monte enfraqueceu um pouco kkkk. Acabamos conhecendo só pelo lado de fora mesmo só que como vocês já vão pegar a dica para o Monte das Oliveiras, com certeza vai dar tempo para vocês irem 🙂

Inicialmente o roteiro seria assim (eu agora faço uns slides antes e deixo salvo no Drive):

Mas acabou ficando assim no fim do dia:

E essas foram as nossas andanças do dia, espero que tenham gostado e que esteja ajudando de alguma forma 🙂

Nosso passeio no dia 3 foi um Tour pelo Norte de Israel só que fica pra amanhã porque foi muita informação por hoje kkk

Beijinhos e que Deus nos abençoe sempre