Oie gente,

Chegamos na última parte do roteiro de Paris, quem ainda não viu a parte 1 pode clicar aqui e a parte 2 pode clicar aqui. Já passamos pela Torre Eiffel, pelo Bairro de Montmartre, conhecemos alguns museus como o Louvre, d’Orsay, museu das Armas, Palácio de Versalhes, Arco do Triunfo, Champs Elysees, Galeries Lafayette, comemos crepes, macarons, croissant e muito mais.

E o que ainda falta Tatiana?

Ah… falta muito ainda, Paris é uma cidade com infinitas histórias para você descobrir aos pouquinhos com muita calma. Fiquei super feliz com essa viagem e esse roteiro.

Quando estava elaborando pensei em alguns bate-voltas como Bruxelas ou Bruges, mas depois de pesquisar tudo desisti para dedicar os dias só para Paris mesmo e foi uma decisão que não me arrependo e digo que ainda foi pouco para uma cidade tão fascinante, tão encantadora, tão impressionante e que ainda te enriquece culturalmente.

Definitivamente você não volta para casa da mesma forma e com certeza vai ter um ponto de vista da história da humanidade que jamais vai esquecer pois teve a oportunidade de mergulhar e ver tudo com seus próprios olhos. Que sonho de viagem…já quero voltar em outras estações kkk

Por ora vamos finalizar o roteiro e relembrar os últimos momentos na Cidade Luz…

Dia 5 Praça da Bastilha, Place des Vosges e Maison de Victor Hugo

Começamos o dia com metrô para tomar um café bem longe do hotel, mas por uma boa razão: experimentar um dos melhores croissant de Paris na Blé Sucre perto da Praça da Bastilha.

Blé Sucré: não só o melhor croissant mas, melhor pain au chocolat, melhor madeleine e melhor chocolate quente de toda a viagem e talvez de toda vida… queria aquele gostinho pra sempre.

Chocolate quente+ tortinha de maçã e amêndoas+ croissant = 8,80 euros. Depois não resistimos e compramos mais um croissant porque é realmente muito bom não é aquela massa folhada que fica esfarelando e compramos umas madeleines para comer no caminho devido a fama também e realmente deliciosas. = 5,72 euros

Tartelette pomme- crumble: tortinha de maçã com creme de amêndoas, geléia de cassis e farofinha de amêndoas. Delícia também… estão percebendo que o ingrediente da vez nessa viagem pra mim são as amêndoas né kkkk

Depois desse café super delícia e super agradável o dia só poderia ser incrível, estava super animada porque estava um dia lindo de sol, acho que foi um dos dias mais felizes pra mim 🙂

Seguimos para a Praça da Bastilha onde ficava a prisão da Bastilha que foi totalmente destruída durante a Revolução Francesa, hoje em dia não existe mais nenhum vestígio no local porém ainda é palco de grandes manifestações políticas.

Coluna de Julho na Praça da Bastilha

Canal St Martin logo atrás

Depois seguimos nossa caminhada até a Place des Vosges e a Mansão de Victor Hugo bem próximos.

A praça é uma das mais lindas e antigas e foi toda planejada, servia de encontro para a nobreza da época e onde fica a casa de Victor Hugo, escritor das famosas obras : Os Miseráveis e O Corcunda de Notre Dame. Se você é fã de literatura é uma parada obrigatória e ainda aproveita para conhecer melhor esse distrito chamado Marais, muito agradável, tranquilo e repleto de restaurantes. Li que essa localização é considerada o coração histórico de Paris.

Place des Vosges

Detalhe: para conhecer o apartamento do Victor Hugo não paga nada. No mesmo prédio tem algumas exposições temporárias, essas sim precisa pagar para entrar.

Acho que os olhinhos entregam a felicidade da pessoa 🙂

Espelho do Victor Hugo

Depois dessa experiência IN-CRÍ-VEEL e IN- DES-CRI-TÍ-VEELL fomos de metrô até o destino do nosso almoço (fui tentando me recuperar no caminho da sensação toda de ter conhecido os aposentos onde ele escreveu parte de suas obras, não…não da pra explicar kkk).

Chegamos então ao Itacoa, restaurante do Chef brasileiro Rafael vencedor do Master Chef Profissional, fizemos reserva e corremos pra chegar na hora e encontramos sem problemas.

O ambiente é bem acolhedor (não vou falar pequeno porque a maioria dos estabelecimentos em Paris é assim), o atendimento foi maravilhoso feito pela Carolina em português que explicou com detalhes todo  menu e ainda deu excelentes dicas, pena que o chefe estava no Brasil.

Eu pedi o menu do dia e André pediu um PF para resumir kkkk pense numa pessoa tradicional e difícil de experimentar, mas enfim… de qualquer forma foi uma experiência super interessante e super recomendo.

Minha escolha: menu do dia com salada+prato+sobremesa

Minha entrada uma salada diferente e deliciosa. Uma mistura inusitada de cenoura, laranja, castanhas e queijo feta. É disso que eu gosto nessas experiências gastronômicas 🙂

Meu prato foi um peixe do dia que não lembro o nome kkk com uma salada de pepino e molho de iogurte tudo muito leve e super saboroso e agradável. Prato de André foi o famoso Virado Paulista

Sobremesa que virou assinatura do chef devido ao programa, sorbet de maracujá com um creme de chocolate branco tudo muito equilibrado e nada enjoativo.

sobremesa do menu do dia abacaxi com “calda” de chocolate e castanhas. sensacionaaallll

Menu da noite…. queria tanto ter experimentado o polvo porém só é servido a noite. Cardápio sempre em constante mudança…

Aprovadíssimo e recomendadíssimo… Melhor de tudo ser acessível… além do prêmio MasterChef eles também estão no Guia Michelin, quem curte gastronomia vai entender 🙂

Que experiência maravilhosa 🙂 seguimos com as andanças em direção ao Centro Georges Pompidou ou Museu de Arte Moderna de Paris e descobrimos que não somos nada moderninhos kkk

É um conceito de arte muito abstrata, muito complicada de entender, pelo menos pra mim. Uma sala cheia de folhas de árvores formando um imenso paredão – ARTE,  um monte de fones de ouvido todos entrelaçados e formando tipo a copa de uma árvore – ARTE, entre outras coisas como pinturas de Picasso, tudo você vai encontrar lá, mas não nos agradou muito.

Sim… todo esse paredão são folhas secas presas por uma tela – ARTE

Para ter uma idéia do quão abstrato algumas obras são tinha até algumas placas como essa informando que as características visuais de certas obras poderiam ser um fator de risco para pessoas com epilepsia :O

Só fomos até lá porque estava incluso no Paris Museum Pass e ficava próximo ao restaurante. Saindo de lá deu uma vontade imensa de dar uma última passada no museu do nosso agrado – o Louvre. Tanto para aproveitar o último dia de validade do Museum Pass e também para fazer um teste.

Eu queria comprovar que realmente poderia entrar nas atrações mais de uma vez utilizando o pass até para passar uma informação fiel e testada aqui no blog e sim… utilizando o Pass você tem acesso às atrações quantas vezes você quiser enquanto tiver na validade.

De volta ao Louvre…

Chegamos no fim da tarde quando ele já estava fechando mas deu pra dar aquela passada pela Ala Romana que não tínhamos visto com calma e rever algumas obras sem tanta gente, tipo eu e a Vênus de Milo sem muvuca 🙂

Ficamos no museu até fechar e ainda tive uma aula do maridão sobre a expansão do Império Romano 🙂 Acabei não colocando alguns detalhes sobre o museu na primeira postagem como o Carroussel do Louvre onde fica algumas lojas e restaurantes caso você queira passar o dia todo por lá.

Antes de voltar para o hotel resolvemos fazer logo um lanche (lembra… equilíbrio) e descobrimos um Big Fernand bem pertinho e não pensamos duas vezes para repetir essa delícia, principalmente pelo suco artesanal de maçã que parece um refri por ser gaseificado.

Big Fernand: quando a comida é boa a gente repete meixmooo…

Dessa vez pedimos o combo porém sem a sobremesa e eu mudei o hamburguer, André pediu o mesmo

Sério… que delícia…Big Fernand artisanal lemonade sabor maçã (também tem limão e grenadine/tangerina)

André pediu novamente o Bartholomé como seu sabor intenso e marcante do molho barbecue, queijo raclete, bacon e cebolas caramelizadas com um tamanho bem generoso.

Meu escolhido dessa vez foi o Le Big Fernand igualmente delicioso porém com sabor mais leve, molho com tomates e ervas. O sabor do Bartholomé é mais marcante, mas ambos são deliciosos.

Gasto casal/dia= 97,52 euros (alimentação e tickets do dia anterior)

Dia 6: Trocadero, Passeio pelo Rio Sena e Galeries Lafayette

Último dia completo em Paris e fomos brindados com um dia lindo e ensolarado ideal para despedida com passeios a céu aberto. Começamos com um café/brunch super delícia no Cafe Du Trocadero com vista para a Torre Eiffel.

Um café desses com essa vista… não poderia ser uma despedida melhor

Cappuccino, suco de laranja, baguete, geleia, manteiga, croissant, ovos mexidos com salmão defumado só pra começar 🙂

Café reforçado seguimos para explorar melhor essa região do Trocadero, já tínhamos passado por aqui a noite e sabíamos que era a melhor vista para fazer fotos com a Torre, sabíamos também que para conseguir fotos legais sem muita gente teríamos que chegar cedo (quase madrugar kkkk) porém ignoramos essa última informação… mas tá tudo certo… 🙂 tô feliz.. tô em Paris… kkkk

Trocadero… que vista… que céu lindo que estava este dia e só esse tantinho de gente de sempre kkkk

Oh Deus… como és lindo… muito obrigada por tudo

Pense o tanto que eu amooo…

Sem dúvida o Trocadero é um dos melhores pontos de vista para a Torre, mesmo sempre cheio de gente dá pra fazer uns registros bem legais 🙂

Tá bom de foto né gente… o ensaio fotográfico foi extenso kkkk cada passo no Trocadero foi um flash 🙂 A praça do Trocadero fica localizada na colina de Chaillot, lá fica o Palácio Chaillot, museus, Jardins do Trocadero e o maior Aquário da França no subsolo, atividade legal para quem tiver com crianças.

Atravessamos os Jardins do Trocadero e o Rio Sena em direção ao posto do Bateaux Parisiens, uma das empresas mais indicadas para fazer o passeio pelo Rio Sena (Bateaux Mouches também é recomendada).

Resolvi colocar essa foto do Batobus pra mostrar as diferenças e você não se confundir. Esse é um “ônibus da água”, você compra o bilhete que vale por um dia todo (2 dias ou um ano) e faz as paradas nesses pontos específicos da foto. Atenção: não é passeio, não tem guia ok. Você pode descer a qualquer momento nas paradas indicadas e depois pegar outro “ônibus” e seguir viagem.

Passeio pelo Rio Sena com Bateaux Parisiens = 15 euros apenas o passeio. Existem passeios com café, com almoço ou jantar. Muda um pouco o percurso e os valores também com certeza.

Percurso feito em cada opção de passeio pelo Rio Sena e tempo estimado de cada um sendo que a média é de 1 hora. Com almoço dura 2 horas e a noite no jantar dura 2h30.

Passeio pelo Rio Sena, fundo Ponte Alexandre

Passeio pelo Rio Sena com Sol fake kkkk muuuito friooo

Monumentos que são vistos durante o passeio pelo Rio Sena começando pela Torre Eiffel, Museu do Louvre, Museu d’Orsay, Catedral de Notre Dame na Ile de la Cite, Ile St Louis…

Finalzinho do passeio tivemos que nos abrigar na parte de baixo da barca devido ao vento que aumentava ainda mais o frio porém sem perder a vista para todos os monumentos.

Sobre o passeio… tem que ser feito, é um dos clichês que não pode faltar no roteiro. Experiência muito interessante ver a cidade de outro ponto de vista e com audio guia explicando tudo.

A tarde foi livre para retornar em alguns locais que gostamos para apreciar com calma e tentar levar algumas lembranças (essa parte foi mais complicada kkkk , euros né mores, quem se deu bem foi só o Cauãzinho mesmo, meu sobrinho lindo pra quem não conhece, amor lindo da tia).

Retornamos para a Galeries Lafayette e garimpamos algumas coisas, definitivamente Paris não é local de compras, nada compensava.

Galeries Lafayette super imponente com seus 6 andares e mais o Terraço com uma vista linda da cidade. (mais de 6 andares se contar o 0 e -1 kkkk). Uma infinidade de artigos pra ver… apenas ver mesmo 🙂

Depois de subir e descer, fomos garimpar os arredores e enfim fazer um lanche na Brioche Doree começando o detox da viagem com salada.

Salada super deliciosa com salmão defumado, damasco, alface, castanhas e conchiglione.

Passamos pelas ilhas de la Cite e St Louis novamente e alguns mercados para as últimas comprinhas e providenciar o café da manhã do dia seguinte já que tínhamos que ir um pouco cedo para o aeroporto.

Tratei de repetir o último crepe no Le Carrousel de La Tour Eiffel e fazer o último registro com está linda Dama de Ferro toda iluminada a noite.

bye bye Paris…despedida

Jantar foi mais salada que compramos no mercado pra comer no hotel mesmo.

Nem só de restaurantes se vive o viajante… tem muita comida de mercado deliciosa para equilibrar os gastos.

Claro que na passagem pelas Galeries providenciei mais uns sabores de macarons do Pierre Herme, pena que eles não duram muito tempo (4 dias ou menos).

Olha esse recheio gente…. é muito diferenciado. que delíciaaaaa

Assim finalizamos nossa passagem por Paris, foram 6 dias maravilhosos e muito pouco para aproveitar tudo que a cidade tem de lindo, tanta história para aprender e absorver, quanta riqueza cultural e que deslumbrante.

Me falta adjetivos para descrever… importante que Deus nos deu mais essa oportunidade e somos eternamente gratos por conhecer mais um pedacinho desse mundão que Ele criou de forma tão criativa fazendo cada local com características únicas.

Espero que tenham gostado e espero que o roteiro seja útil na sua viagem, não para seguir a risca, mas para nortear e fugir das pegadinhas.

Beijinhos e que Deus nos abençoe sempre