Oi gente,

Em primeiro lugar desejo um ano novo feliz com Jesus e de muitas vitórias, viagens e sonhos realizados para todos nós e muito obrigada por me acompanharem nessas andanças. 😀

Tem sido muito legal o feedback de vocês e fico muito feliz em poder ajudar e tirar dúvidas de muitos viajantes, a postagem da Conexão em Toronto que o diga 🙂

Dito isto vamos iniciar a postagem com a última viagem internacional do ano ( mais detalhes sobre passagem e hospedagem aqui ) que foi para o Canadá, dividimos os 8 dias entre 3 cidades, queríamos ter ido a Quebec mas ficaria muito corrido sem ter como aproveitar com calma cada local… Vamos ao roteiro 🙂

Dia 1 : Toronto

Chegamos em Toronto num sábado dia 2 de dezembro às 5h 40 da manhã só que até desembarcar, passar por imigração e pegar mala transcorreu  muito tempo e acabamos saindo do aeroporto umas 7h. Pegamos o metrô até a Union Station no centro da cidade para de lá ir para o hotel pois o aeroporto fica um pouco distante expliquei essa parte com detalhes na postagem da conexão em Toronto.

Valor do ticket adulto comprado com o cartão de crédito no caixa de autoatendimento dentro do aeroporto

Assim que chegamos na Union Station pegamos outro metrô até o hotel para deixar as malas e fomos direto para o St Lawrence Market para o café da manhã.

Eeeitaaa Tatiana, nem descansou depois das 10h dentro do avião? Pois é… tem tempo para descansar não kkkk, o horário do check-in era só às 15h e viajante não tem tempo a perder 😀

O St Lawrence Market é considerado o mercado de comida número 1 do mundo. Existe desde 1803 e o seu prédio já foi sede da Prefeitura de Toronto, seu subsolo já serviu como prisão e também já foi salão de festas da alta sociedade de Toronto.

Passou por várias reformas até chegar na aparência que conhecemos hoje e possui uma divisão de Mercado Norte (sábado), Mercado Sul (terça a sábado/ não funciona domingo nem segunda) e Mercado de Antiguidades (domingo).

Nós visitamos o mercado sul que é o mercado em si (podemos chamar assim) conta com mais de 120 vendedores locais e pontos de variados tipos de carnes, frutos do mar, frutas, temperos, lembranças, padarias, lanches… enfim, uma infinidade não só de comida mas de muita história pois também possui um museu no local.

St Lawrence Market

Óbvio que não podíamos deixar de visitar, eu particularmente gosto de visitar os mercados das cidades por onde passamos mas não é só por causa da comida não, claro que gosto de saber qual é a comida local mas também é um excelente lugar para conhecer um pouco da dinâmica da cidade e da cultura também. Gosto de observar as pessoas e os comportamentos, aprende-se muito nesses locais e… come-se muito bem e barato também lógico 🙂

Experimentamos o “ícone gastronômico de Toronto” na barraca Carousel Bakery, o World Famous Peameal Bacon que é um sanduíche super simples com “bacon” mas que mais parece lombo pois não é um bacon tirado da barriga do porco e sim das costas e no máximo uma mostarda. Pena que André não me deu tempo nem pra tirar a foto.

Mas o que vai ficar pra sempre na minha memória é essa Smore Bar da Future Bakery. Vocês não estão entendendooo…DELICIOSAAA…MARAVILHOSA… Boca enchendo de água só de lembrar. Comprei pra comer no mercado e depois voltei pra comprar mais pra levar para o hotel e queria trazer um estoque para o Brasil maaas…. kkkk

Depois fomos até o Toronto Eaton Centre para providenciar roupas mais apropriadas para o frio que estava fazendo, nunca passamos tanto frio assim. Depois de visitar algumas lojas resolvemos fazer um lanche ao invés de almoçar pois não estávamos com tanta fome assim.

Comemos um burrito e depois um poutine (outro clássico do Canadá). Tudo isso na praça de alimentação do Eaton Centre que é a “cidade subterrânea” de Toronto também conhecida como PATH.

André ficou viciado nesse burrito…. delícia…

Opções de poutine. Como já tínhamos experimentado o tradicional optamos por outro estilo com mais queijo, bacon e cebolinha.

Depois dessas andanças e como já tinha dado o horário do check-in, retornamos para o hotel para descansar um pouco e repor energias para sair a noite (lógico kkk).

Descansamos beeem durante a tarde e a noite escolhemos o Joey Eaton Centre para o jantar já bem tarde e amamos. Ambiente agradável ( música um pouco alta mas dava pra passar), atendimento foi rápido no início e a comida estava espetacular e quantidade generosa.

Joey Eaton Centre

Meu prato: Spagueti com Chicken parmegiana com muito queijo, um pouco apimentado e maravilhoso

Prato de André: Steak and Frites

Ambiente interno no Joey

Pertinho da Yonge Dundas Square

Praça que fica no cruzamento da Dundas street com Yonge St que já esteve no guinnes como a maior rua do mundo mas existe um grande impasse a respeito desse título.

Assim finalizamos o primeiro dia em Toronto.

Dia 2: Toronto

Segundo dia, domingão iniciamos com um café no Tim Hortons, super tradicional no Canadá e tiramos o restante do dia para passear com calma pela cidade e conhecer as feiras de Natal que estavam acontecendo.

Donuts de maple … maravilhaaa

Delícias no Tim Hortons…difícil escolher

Próxima parada depois do café foi na Nathan Phillips Square que estava acontecendo a Holiday Fair com vários food trucks de comida, barracas com artesanatos e produtos locais, lounge e a famosa pista de patinação no gelo mas não arriscamos não kkkk.

Dia frio.. .4° apenas

A velha prefeitura e a nova ficam bem pertinho da praça, prédio do fundo lindoo.

Preços para alugar os patins $10 por 2h

A noite foi a vez de visitar a Toronto Christmas Market que funciona no Distillery District.  Aconteceu de 16 de novembro a 23 de dezembro fechando somente nas segundas feiras. Durante a semana é de graça e a partir de sexta às 17h começa a ser pago sendo $6 entrada adulto (R$18,00).

Para cada dia da semana tem atrações diferentes como óperas, cantores pop, folk, festival de jazz, dança e no domingo era apresentação de corais natalinos. Além dessas atrações tem várias lojinhas de artesanato, produtos locais e comidinhas para esquentar um pouco e espantar o frio. Gostamos muito por ser algo bem típico nos sentimos locais, experiência super interessante e que super indico para quem vai nessa época do ano.

De comidinhas experimentei uma sopinha de cebola beem quentinha que serviu para enganar um pouco o frio maaas… nem se compara com a do Outback. Comi também pierogi com queijo raclette derretido por cima, esse sim… que espetáculo. Pierogi é como se fosse uns pasteis assados com recheio de batata ou outro.

Dia 3: Toronto – Ottawa

Último dia em Toronto, chegamos bem tarde da feira ontem e acordamos bem tarde para aproveitar o máximo o hotel. Como o check-out acontece meio-dia, já deixamos as malas arrumadas e guardadas no hall do hotel e partimos para andar um pouco mais pela Old Toronto em direção ao centro e a CN Tower, local que escolhemos para almoçar também.

St James Park

Chegando na CN Tower fomos direto no balcão do Restaurante 360 para saber da disponibilidade já que não fizemos reserva e tinha vaga. Não pagamos nada na hora só recebemos um ticket e fomos direcionados pelos elevadores até chegar no andar do restaurante.

O restaurante é giratório e funciona para almoço e jantar. No nosso caso o almoço tinha menu com preço fixo com 2 ou 3 pratos e esse valor da direito a você fazer o tour pela CN Tower conhecendo o LookOut (um observatório com janelas panorâmicas de vidro do piso ao teto a 346 metros de altura) e Glass Floor/ Sky Terrace que é o chão de vidro e o terraço no mesmo nível a 342 metros de altura.

O valor para 2 pratos é $58 e 3 pratos é $72, caso você não queira conhecer o restaurante e prefere fazer só o tour pela torre custa $36.00. Fazendo a diferença seria como se nosso almoço tivesse o preço de $22,00 então optamos por experimentar mas já adianto que a experiência não foi muito legal com os pratos.

Meu prato: Steak/carne com purê… nem sei o que comentar. Não gostei muito não…

Prato de André: Cordeiro caramelizado com risoto e espinafre

Minha sobremesa: Creme Brullé, tava melhor que o prato principal

Sobremesa de André: Tortinha de maçã com sorvete de maple. Melhor que o prato principal dele também

Tentando mostrar a vista ainda de dentro do restaurante

Meu amor lindo e inocente, nem sabia o que estava por vir kkkk

Vamos lá… a experiência com relação aos pratos principais não foi muito legal. O ambiente é incrível, o atendimento foi espetacular, pelo fato de ser giratório (daí o nome 360º ) você sente um pouco ele girar mas não ao ponto de enjoar.

As paisagens que vão mudando, a vista é realmente deslumbrante só que mesmo com tudo isso não achamos que valeu a pena. Se pudéssemos voltar no tempo só iríamos no tour mesmo por 36,00. O melhor foram as sobremesas. Acontece… e temos que compartilhar o que deu certo e o que não foi tão legal também. In my opinion 🙂

Legal mesmo foi o chão de vidro, primeiro pensei que era um andar inteiro com chão de vidro mas na realidade é uma parte bem pequena apenas do andar no mesmo nível do Terraço. Foi o primeiro chão de vidro do mundo, depois desse é que veio o Skywalk do Grand Canyon que tive oportunidade de ver de longe e o Chicago’s Ledge…

Quem acompanhou a nossa viagem pelo stories do instagram viu o quanto eu tentei fazer meu marido pisar ali mas não foi possível… o jovem realmente não gosta de altura… estava bem tenso até pra fazer minhas fotos né amor kkkkk

Glass Floor

Eu tirando onda de André que nem sequer colocou a ponta do pé kkkk

150 anos do Canadá

Assim finalizamos essa primeira passagem por Toronto, depois voltamos para o hotel para pegar as malas e seguir para a Union Station para pegar o trem pra Ottawa.

Como chegamos lá bem tarde só fomos até um supermercado perto do hotel mesmo para comprar uns lanches para jantar.

Trem para Ottawa

Dia 4: Ottawa – Montreal

Ficamos somente 1 dia em Ottawa mas precisávamos de 2 no mínimo. No fim das contas foi bom porque o tempo na cidade não estava muito legal, muito frio e muita chuva impossibilitando as caminhadas que sempre gostamos de fazer, não tem jeito melhor de conhecer os locais.

Nosso hotel ficava bem perto de tudo, mesmo com chuvisco fizemos todos os percursos a pé. Começamos pelo café da manhã no ByWard Market 🙂 lá vai eu e meus mercados de novo kkkk

Além de mercado é também um centro comercial e fica cercado de prédios históricos, pena que não deu para desbravar todos os arredores.

Fomos direto experimentar o Beaver Tails, uma “tortinha” crocante com recheios para escolher e que é muito tradicional. Escolhemos a cobertura de maçã e estava uma delícia, dividimos um porque é muito grande.

Sim.. aquela pessoa ali com o lenço na cabeça numa tentativa frustrada de proteger da chuva sou eu kkkk

Sabores e preços

Nosso escolhido foi o apple cinnamon. MA-RA-VI-LHO-SOOO

Depois é que fomos tomar o café de sério sério no Le Moulin de Provence e gente, não tem lugar melhor e com mais diversidade de delícias para você tomar seu café, até o cookies que o Obama gosta tem lá (essa propaganda tá lá com foto dele e tudo mais kkk).

Diversas bebidas, diversos pães um com uma cara melhor que o outro, tortinhas doces e salgadas, sanduíches, massas… infinitas possibilidades.

Uma pequena parte da vitrine apenaas…

Letreiro fica perto do mercado

Terminando o café continuamos andando até o Parlamento e passamos pelo Canal Rideau também, pena que com a chuva os registros não ficaram muito legais.

Parlamento: desculpem a foto toda torta e cortando o prédio mas é que queria mostrar que além da chuva ainda estavam montando uma estrutura bem na frente do prédio para comemoração dos 150 anos do Canadá… impossível tirar uma foto legal. Fico devendo 🙁

Para o almoço escolhemos uma massa quentinha num restaurante italiano chamado Vittoria Trattoria. Maravilhoso e também recomendo, local pequeno porém aconchegante com bom atendimento e comida muuito gostosa.

Sobremesa: Tiramissu pra dividir

Prato de André: Smoked Salmon igualmente delicioso. Fettuttine com salmão defumado e molho de limoncelo

Meu prato : Alla Gorgonzola. Magnífico… Tortelini de queijo com uvas verdes e molho gorgonzola. espetáculooo…

Após esse almoço já bem tarde tentamos fugir um pouco da chuva e descobrimos um shopping onde ficamos passando um pouco de tempo mas não demoramos porque tínhamos um trem às 18h 30 para Montreal.

Só pegamos as malas no hotel e partimos, em 2 h chegamos em Montreal. Ficamos um pouco no hotel e só saímos para jantar mesmo num local chamado 3 Brasseurs. Estava bem tarde e era um dos poucos locais abertos dentre os que tinha pesquisado e marcado no mapa.

Como eu não estava com fome só pedi essa entrada de alcachofra e espinafre e nachos

André foi na tradicional Steak e fritas com uma saladinha

Provei um pouco do prato dele e estava tudo uma delícia só que o ambiente achei um pouco barulhento, não é nosso estilo, não sei de voltaria mas indico porque a comida estava bem boa e fica aberto até tarde.

E assim foi nosso dia: café e almoço em Ottawa e jantar em Montreal. Sei que tá tudo muito lindo e muito gostoso mas vou finalizando por aqui pois a postagem já tá beem extensa e não quero cansar vocês. Na próxima nos vemos em Montreal que foi simplesmente perfeito.

Beijinhos e que Deus nos abençoe sempre